Noticias

Com déficit de quase dois mil eleitores, Chapadão do Sul poderá perder Cartório Eleitoral

Publicado em: 25/05/2017 14:49

Whatsapp

 

Uma portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) pelo Ministro Gilmar Mendes, estabelece que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região. O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos.

Entenda os critérios:

Chapadão do Sul possui densidade demográfica de 5,2 hab/km², com 15.316 eleitores, com esta densidade demográfica, o município precisaria ter pelo menos 1.684 eleitores a mais, para que se enquadrasse no Art. 3 da resolução nº 23.422, que estabelece que municípios com densidade demográfica entre 3 hab/km² e 6 hab/km² possuam no mínimo 17.000 (dezessete mil) eleitores;

Impacto

Caso haja mesmo o fechamento do cartório eleitoral de Chapadão do Sul, a população precisará se dirigir até a cidade de Paranaíba para quaisquer situações envolvendo o título eleitoral, além de que a Justiça Eleitoral vai se afastar um pouco do eleitorado e vai haver um inchamento de algumas zonas. Zonas ficarão maiores, com mais eleitores e mais candidatos para serem alcançados pela atuação do mesmo juiz, promotor.

Para o Presidente da Câmara Alírio José Bacca, é momento de toda a população se unir em prol do município, aqueles que ainda não tiraram seu título de eleitor devem procurar o cartório eleitoral e, aqueles que residem no município e ainda não transferiram o documento devem fazer o mais breve possível.

“Não se trata de um ato político, é uma necessidade, não podemos regredir e deixar que o cartório seja fechado, é importante que toda a população se una, o comércio deve incentivar seus colaboradores a regularizarem seus títulos, é um bem para toda cidade” Enfatiza o Presidente.


Imagens