UEMS em Chapadão do Sul: Município caminha para se tornar polo educacional na região

Publicado em: 19/07/2022 14:32

Chapadão do Sul viveu mais um momento histórico, a reunião que definiu as diretrizes para a implantação de um Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no município. A reunião promovida pelos poderes executivo e legislativo, contou com membros da bancada estadual e federal, endossando ainda mais a chegada do polo.

A chegada da universidade ao município marcará mais um ponto importante para Chapadão do Sul, cidade que cresce aproximadamente 12% ao ano segundo o Prefeito João Carlos Krug, atualmente, o município conta com um moderno Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que hoje é referência em ciências agrárias em todo o país, além disso Chapadão do Sul ainda conta com cinco faculdades, particulares sendo uma presencial e quatro na modalidade EAD.

O município em crescente expansão, educação pública de qualidade e procura de mão de obra qualificada aliada a uma cidade estruturada, tem atraído cada vez mais universidades que buscam se implantar aqui, pois o principal não falta: alunos. Nossa cidade caminha cada vez mais para se tornar um polo educacional regional, já que está logisticamente privilegiada, no entroncamento de duas rodovias e no centro da tríplice fronteira entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Pioneiro no ensino superior em Chapadão do Sul, Professor Wilton Paulino Jr. Presidente da Sociedade Educacional do Centro Oeste, SOECO, relembrou das dificuldades enfrentadas quando foi implantada a FACHASUL e frisou que a faculdade já formou mais de dois mil alunos.

O Prefeito Municipal João Carlos Krug fez questão de citar o crescimento do município como ponto de apoio para a implantação do campus, segundo ele, é necessário se formar novos profissionais e oferecer acesso ao ensino superior aos alunos que deixam o ensino médio, além de fortalecer o crescimento do município, uma vez que o ensino superior de qualidade atrai bons profissionais, que por vezes se formam e permanecem no município, constituindo família e criando raízes em Chapadão do Sul.

O Presidente da Câmara André dos Anjos relembrou todos os passos que seguiu para que a vinda da UEMS se tornasse realidade, segundo ele, as tratativas tiveram início ainda quando era Secretário Adjunto da SEDEMA, e que a proposta de implantação do campus no município sempre foi vista com bons olhos pelo governo do estado.

André ressaltou que quando o Sr. Laércio Alves de Carvalho assumiu a reitoria da UEMS, as conversas passaram a se tornar cada vez mais próximas de se tornarem realidade e que contou com incondicional apoio do Prefeito João Carlos Krug, que sempre demonstrou interesse e apoio pela causa.

Prático nas palavras, Deputado Paulo Correa enalteceu a iniciativa dos poderes executivo e legislativo e afirmou estar a disposição para o que for necessário, segundo ele, é a união dos poderes que fará a diferença, em um cenário em que seja necessário o prédio, o executivo pode fornecer o terreno, a Câmara parceira aprova o terreno e a assembleia entra com a emenda para construção “é assim que se faz parceria” – Frisou Paulo Correa.

Dagoberto Nogueira, Deputado Federal reforçou o apoio da bancada federal, e citou a necessidade dos investimentos em educação, segundo ele, nenhum país de primeiro mundo chegou a este ponto sem que seja pela educação e nenhum estado ou município poderá se desenvolver sem investimentos na educação.

O Diretor do Campus da UFMS em Chapadão do Sul, Professor Doutor Kleber Augusto Gastaldi fez sua contribuição se colocando a disposição para uma conversa de estruturação de um plano educacional no município, segundo ele, a vinda da UEMS só trará benefícios à UFM, que hoje conta com cursos consolidados de agronomia, engenharia florestal, administração, mestrado, e possivelmente doutorado em breve.

O Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho fez uma explanação completa sobre a vinda da UEMS e sanou todas as dúvidas que circundavam o processo, segundo ele, há um plano de expansão da universidade e que contempla Chapadão do Sul, portanto a implantação do campus será uma realidade muito em breve.

Sobre quais cursos oferecidos, Laércio ressaltou que não é uma definição que cabe a reitoria e sim a comunidade, segundo ele, deverá ser realizada uma pesquisa de opinião pública e de interesse acadêmico na comunidade e nas escolas, para que seja identificado o curso com maior demanda no município. Laercio frisou que caso um curso seja implantado e não tenha interesse da cidade, não há motivo para que se tenha um campus, daí a necessidade de abertura de um curso que atenda os anseios da população.

O próximo passo agora é a formação de uma comissão que ficará responsável por estruturar a vinda da UEMS para o município.