Alunos de Chapadão do Sul conhecem Brasília no encerramento do Projeto Câmara vai à Escola

Publicado em: 11/08/2022 12:23

Depois de percorrer todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares do município, o Projeto Câmara vai à Escola realizou o encerramento do projeto na capital federal Brasília com a presença de todos os alunos eleitos representantes de cada escola. A viagem estava prevista como a ação de encerramento do projeto.

Uma comitiva formada por 15 alunos, quatro representantes da Secretaria de Educação, dois servidores da Câmara Municipal e ainda quatro pais sorteados, estiveram em Brasília entre os dias 02 e 05 de agosto, onde os alunos foram levados a conhecer um pouco da história do Brasil e da política nacional em visita à vários pontos históricos e culturais da cidade.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional, onde participaram de uma visita guiada pelo Senado Federal e na Câmara dos Deputados onde na oportunidade participaram também de uma Sessão. Foram dias intensos de muitas visitas e muito aprendizado para os alunos que inclusive tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Juscelino Kubitschek.

Por se tratar de uma visita sem fins políticos e/ou partidários, os alunos não se encontraram com nenhum parlamentar, mas tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos que envolvem os três poderes da república.

Como parte do cronograma, os alunos foram recebidos também no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, onde foram recebidos pelo Juiz Federal Dr. Fábio Francisco Esteves, sul chapadense que fez questão de palestrar aos alunos sobre os processos que envolvem a magistratura e na oportunidade explanou sobre seu histórico de vida, exemplo para todos os alunos.

De uma forma descontraída, no último dia da viajem os alunos participaram de uma roda de conversa com o Presidente da Câmara André dos Anjos e com os vereadores Alline Tontini, Marcelo do Bar, Professora Almira e Tucano, que estavam capital. Durante o bate papo bastante produtivo, os alunos puderam comentar sobre a experiência que tiveram e sobre quais pontos mais gostaram na viagem e no Projeto Câmara vai à Escola.

Sem dúvida, foi uma oportunidade ímpar para a comunidade escolar, em especial para os alunos eleitos, que tiveram a grata satisfação de compor a comitiva que se deslocou até Brasília e pôde conhecer de perto o epicentro das decisões do nosso país.

Todos os envolvidos no projeto, vereadores, professores, alunos e pais ficaram satisfeitos com o resultado, seja pela participação dos alunos nas escolas, que demonstraram bastante interesse no projeto, seja no sucesso da realização do mesmo, que teve seu encerramento com muito sucesso em Brasília.

Para o Presidente André dos Anjos, o objetivo foi alcançado e sem dúvida a comunidade escolar colherá muitos frutos deste projeto que marcou o ano de 2022 com a interação da Câmara Municipal com a escola.