setlocale(LC_ALL, 'pt_BR', 'pt_BR.utf-8', 'pt_BR.utf-8', 'portuguese'); date_default_timezone_set('America/Cuiaba'); ?>
Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Chapadão do Sul reforçou seu compromisso com a educação e a proteção à infância e adolescência. O Presidente Alirio Bacca e o representante do Conselho Tutelar, Felipe Simão da Rosa, destacaram questões essenciais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e jovens do município e do Assentamento Aroeira.
Em seu discurso na tribuna, Alírio Bacca agradeceu a presença de todos e abordou a situação do Assentamento Aroeira, ressaltando os desafios enfrentados pela comunidade local. O vereador relatou que as estradas do assentamento estão danificadas e há problemas de infraestrutura na escola e ao redor. Apesar dessas dificuldades, ele parabenizou o engajamento dos professores, pais e alunos que, mesmo diante das adversidades, se esforçam em busca de uma educação de qualidade. “De lá, saíram engenheiros, agrônomos, dentistas, técnicos em informática e mecânica. Uma aluna que estudou lá fez o concurso para Juíza em Curitiba e passou. Olha a importância da valorização, precisamos dessas escolas para que os alunos possam se desenvolver e crescer.” enfatizou.
Além das questões educacionais, a sessão trouxe à tona a importância da proteção à infância e adolescência. Felipe Simão da Rosa, representante do Conselho Tutelar, falou sobre a campanha do Maio Laranja, mês nacionalmente dedicado ao combate e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Felipe destacou que, desde o início do ano, o Conselho Tutelar registrou 9 casos de abuso, envolvendo 7 meninas e 2 meninos. “Nestes casos, nós oferecemos atendimento, registramos a denúncia e oferecemos todo amparo necessário para que a criança ou adolescente supere o trauma da melhor forma possível.” explicou.
A sessão também contou com a apresentação de diversos requerimentos e indicações que visam melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos à população. A Vereadora Prof.ª Almira, por exemplo, apresentou um requerimento que solicita informações detalhadas sobre o andamento das Emendas Impositivas sob sua autoria e de outros vereadores, que destinam recursos financeiros para áreas como saúde, educação, esporte e assistência social.
Já o Vereador André dos Anjos, com os Requerimentos nº 216/2024 e nº 217/2024, pediu detalhes sobre os gastos com cestas básicas em 2023 e com a causa animal nos últimos três anos. O Vereador Vanderson Cardoso apresentou várias indicações, incluindo a instalação de exaustores na Feira do Produtor e a criação de uma Academia ao Ar Livre no Bairro Sibipiruna.
Outras indicações incluem a criação de uma turma de natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista, sugerida pelo vereador Marcelo da Costa, e a aquisição de 30 computadores para a Escola Estadual Augusto Krug Netto, proposta pela vereadora Alline Tontini. Além disso, foi indicada a necessidade de reforma e ampliação da Escola Municipal Cecília Meireles.
Câmara Chapadão do Sul - todos os direitos reservados para: Digitar.info